5 snacks que você PENSA que são saudáveis

Olha: eu (Géssica) vou contar pra vocês que de 1 ano e meio pra cá, depois que comecei o processo de reeducação alimentar, descobri tanta, mas taaaanta coisa legal sobre alimentação. Pra começar, descobri que alimentos que eu achava que eram saudáveis, na verdade, não eram -ou não eram tãão saudáveis assim.

Mas, antes de falar disso, quero compartilhar com vocês algo com vocês! Uma das minhas conquistas mais bacanas -além de uma saúde melhor, 10 quilos a menos e mais disposição- é minha “coleção” de temperos e a hortinha que meu pai tem aqui em casa agora. Como praticamente cortei o sal da minha vida, a orientação nutricional era abusar das especiarias pra dar sabor a tudo o que eu fosse cozinhar. Fico toda orgulhosa sempre que abro o armário e vejo aqueles potinhos coloridos, com pimentas de todas as cores, cominho, açafrão, curry, orégano, chilli, masala, canela… Nossa! Tem muita coisa gostosa na minha coleção!🙂

Agora, sim! Vou contar pra vocês o que eu descobri sobre os alimentos “pseudo-saudáveis” (invenção minha essa maluquice aqui! Hahahaaa!):

Barra de cereais: A imensa maioria das barrinhas é cheeeeia de açúcar ou adoçantes artificiais, além de ingredientes de qualidade nutricional muito baixa. Elas te dão a falsa impressão de energia, mas deixam ser organismo com uma carga grande de glicose -grande demais pra apenas uma barrinha de cereal! Se for consumir esse alimento, procure opções orgânicas e com ingredientes mais saudáveis. Leia os rótulos antes de comprar e faça escolhas mais conscientes e saudáveis! Ou, faça você a sua versão em casa. Tem várias receitinhas simples na internet.

barra

Frutas: Infelizmente, a gente sabe que o cultivo de frutas (e verduras) recebe altas doses de pesticidas pra combater pragas e, assim, aumentar a possibilidade de lucro de quem cultiva. E isso, claro, vai parar no nosso organismo quando a gente consome. No mundo ideal, seria ótimo se pudéssemos consumir só frutas orgânicas. Se você puder fazer isso, ótimo! Se não, tente higienizar bem as frutas antes de comer. Frutas uvas, por exemplo, podem ser consumidos sem casca pra diminuir a ingestão desses pesticidas.

Iogurte: Grande parte dos iogurtes que encontramos no mercado são produzidos com leite de vacas alimentadas com grãos em vez de capim, e isso interfere na qualidade do leite. Além disso, o leite é pasteurizado e durante esse processo, algumas enzimas importantes são perdidas. Iogurte com baixa quantidade de gordura também é uma enganação, porque quando se retira as moléculas de gordura do leite, ele fica com gosto estranho. Aí, a indústria eeenche o produto com aditivos pra “melhorar” o sabor, como açúcares. Se você consome iogurte com frutas, a coisa fica ruim também, porque eles têm muuuito açúcar, ou adoçantes artificiais.

iogurte

Granola: Outra grande mentira, como diria Padre Quevedo. A grande maioria desses mix de grãos é feita com grãos de baixo valor nutricional e ainda podem estar contaminados com micotoxinas (substância produzida por fungos), que podem causar problemas de saúde, como problemas no sistema digestivo e doenças autoimunes. Se você gosta muuuito de granola, faça a sua própria, comprando grãos que você conhece ou opte por opções orgânicas.

Pasta/Manteiga/Creme de amendoim: Quem nunca foi louco por Amendocrem? Eu era! Pois é. Esse alimento é um vilão, gente -infelizmente. O amendoim é muito suscetível a mofar, o que produz uma substância cancerígena chamada aflatoxina. Como é impossível removê-la, ela vai parar na sua amada manteiga de amendoim. Além disso, pra se fazer a pasta de amendoim, a indústria usa óleos vegetais de baixo valor nutricional, adicionam muito açúcar e sal iodado, em vez do sal marinho (que é mais saudável). Quer comer sua pasta de ‘amendoim’ em paz? 1) Esqueça o amendoim e faça você a sua “manteiga de nozes”, usando amêndoas, castanha de caju, castanha-do-Brasil. 2) Compre uma manteiga de amendoim orgânica.

amendoim

Guarde esses nomes na cabeça e faça escolhas mais saudáveis daqui pra frente, tá?😉

Bitocas,

Ana, Carolina e Géssica

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s