Comilança: Sticks de tofu (crocantes!)

Hoje é sexta-feiraaaaaa! Uhuuu!🙂 Como não pular de alegria? Hahahaaaaaa!!!

Muita gente já tá saindo em férias coletivas pras festas de fim de ano, mas também ainda tem muita gente ralando, e que vai continuar ralando, independente da época do ano. Que saco isso…😦 Nosso sonho era que todo mundo pudesse ter uma pausa pra curtir a família, os amigos…

Mas, falando em festas de fim de ano, comemorações e tals, não dá pra não lembrar que nessa época a gente costuma comer, e comer, e comer. É festa na casa da tia, jantar na casa da amiga, almoço na casa da vó. E haja disposição, hein? Hihihihiiiii!

Pra tentar amenizar a culpa pela orgia gastronômica dessa época, a gente tem uma receita beeem gostosa e nutritiva com… tofu! Sim, tofu! Não torça o nariz antes de provar essa delícia, viu? A gente super recomenda! Vem na nossa que é sucesso!😉

tofuFoto: dojeitoh.com.br

Lá vai a receita:

Sticks de Tofu Crocantes

Ingredientes:

400 g de tofu firme
1 copo de molho barbecue light (veja a receita lá embaixo!)
1/2 xícara (chá) de bolacha ou torrada integral quebrada em migalhas
1/2 xícara (chá) de aveia em flocos
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado light

Modo de fazer:

– Prensando e escorrendo o tofu: enrole-o em um pano de prato limpo e o coloque entre duas tábuas de cortar. Coloque-o numa mesa e, por cima, use um peso (pilha de livros de cozinha, alguns quilos de arroz, feijão ou açúcar) para pressionar o queijo de soja e, assim, tirar o líquido que ele tem. Deixe o tofu assim por, no mínimo, 1 hora, mas se puder deixar uma noite inteira assim é melhor. Passado esse período, ele já tá prontinho pra ser usado.

– Marinando: Corte o tofu em fatias e fure-as com um garfo para absorver melhor o molho. Depois disso, coloque-as para marinar no molho barbecue de forma que as fatias fiquem bem cobertas de molho. Cubra-as com papel filme, ou alumínio, e coloque na geladeira. Se possível, deixe essa mistura lá durante uma noite também. Quanto mais tempo as fatias ficarem marinando, mais gostosas elas vão ficar!

– Preparando a “farofa” pra empanar: No liquidificador, triture a bolacha/torrada integral, a aveia e o queijo ralado e bata só um pouco. Não é pra deixar os farelos muitos finos, senão não fica bom pra empanar. Os ingredientes têm de ficar meio “pedaçudos”, sabe?

– Empanando os sticks: empane as fatias nessa farofa e depois, em uma forma forrada com papel manteiga, coloque para assar em forno pré-aquecido a 180 graus. Deixe por 15 minutos e vire as fatias, untando a forma novamente, se necessário. Deixe assar por mais 15 ou 20 minutos e… tchãnãããã!

Molho Barbecue Light

Ingredientes:

1/4 de cebola picada
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de vinagre de maçã
1 colher (sobremesa) de adoçante culinário
1 colher (chá) de mostarda
2 colheres (sopa) de molho de soja light
1 lata de tomate pelados (você pode usar tomates in natura, se preferir)

Modo de fazer:

Doure a cebola no azeite. Depois, adicione os demais ingredientes e cozinhe por 10 minutos, ou até reduzir. Depois, bata no liquidificador até que o molho fique bem homogêneo.

Bóra fazer essa receitinha pro fim de semana?🙂

Fonte: dojeitoh.com.br

Bitocas!

Ana, Carolina e Géssica

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s