Cuidando da saúde com… chocolate!

Muita calma nessa hora, pessoa chocólatra que está lendo o título deste post! Não vá pensando que é pra sair comendo tudo quanto é tipo de porcaria achocolatada, não, ok? Neste post a gente vai falar do chocolate puro, aquele sem adição de açúcar ou outras coisas que alteram seu real sabor. Resumindo: dark chocolate – ou chocolate amargo, como dizemos em terras tupiniquins.

darkchocolate2

Dark chocolate: mais um aliado inesperado da nossa saúde

Você sabia que o dark chocolate é cheio de nutrientes que fazem bem à sua saúde? Além disso, é uma das melhores fontes de antioxidantes de que se tem notícia. Estudos mostram que o chocolate amargo faz bem à saúde e reduz o risco de ataque cardíaco. Se você comprar um chocolate de boa qualidade, com alto teor de cacau, você só tem a ganhar. Esse alimento delicioso também contém fibras e minerais. Cacilda!!!🙂

Só pra você ter uma ideia, 100 gramas de dark chocolate (com 70 a 85% de cacau) contêm:

  • 11 gramas de fibras
  • 67% das necessidades diárias de ferro
  • 58% das necessidades diárias de magnésio
  • 89% das necessidades diárias de cobre
  • 98% das necessidades diárias de manganês
  • Também contêm potássio, fósforo, zinco e selênio

Claro que você não deve sair feito doido ou doida por aí, comendo todo santo dia 100 gramas de chocolate amargo. Todos esses nutrientes vêm acompanhados de cerca de 600 calorias e quantidades moderadas de açúcar. Por conta disso, claro que o consumo desse alimento também deve ser moderado, como tudo na vida, né, gente?

O tipo de ácidos graxos do cacau e do dark chocolate é excelente. As gorduras são principalmente saturadas e monoinsaturadas, com pequenas quantidades de polinsaturadas. Ele também contém estimulantes, como a cafeína e a teobromina, mas dificilmente você terá insônia por consumir chocolate amargo, já que a quantidade de cafeína é muito pequena quando comparada a do café.

cacau1

Chocolate dá em árvore, sim! Quer dizer, quase isso…🙂

Além de tudo isso, o dark chocolate

– pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea e reduzir a pressão arterial
– eleva os índices de HDL (colesterol bom) e protege o LDL contra a oxidação
– pode ajudar a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares
– pode ajudar a proteger sua pele contra os efeitos dos raios solares
– pode ajudar a melhorar a função cerebral

Uuuuufa! Quanta coisa legal, hein?😉

Bom, agora é só você repensar um tantinho a sua paixão por chocolate e da próxima vez em que for comprá-lo, tente provar o chocolate amargo, que tem mais cacau e faz bem pra sua saúde! Não custa tentar, vai?

Fonte: authoritynutrition.com

Beijos achocolatados!

Ana, Carolina e Géssica

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